As orelhas da Casa Lebre

A Casa Lebre é um espaço cultural em Bragança Paulista, SP.

Instalada em uma simpática casa no bairro São José, promove exposições de arte contemporânea {(não) GALERIA}, apresentações musicais {DOM Musical}, realiza projetos de arte e de educação {EDUCATIVO Lebre} e desde 2022 oferece cursos de artes de diferentes linguagens. São ações que contribuem para conectar pessoas e circular ideias, enriquecendo o cenário artístico e cultural da cidade.

Em 2023 a Casa Lebre dá um pulão e expande seu espaço para o terreno vizinho. Ali, iremos receber o ateliê de uma artista, e duas salas de atendimento/escritório para alugar. Este movimento aproxima novos parceiros e transforma a Casa Lebre em um espaço compartilhado de iniciativas independentes, agregando mais diversidade e força criativa para o espaço. Ao mesmo tempo, Helena Ruschel, idealizadora da Casa Lebre, em parceria com a pesquisadora e coordenadora de projetos Carol Mendes montam em uma casinha vizinha um projeto de artes direcionado para as crianças: o QUINTAL DAS ARTES.

Mantida pelo Instituto Lebre, organização sem fins lucrativos criado em 2020 que capta apoios, patrocínios e doações, a Casa Lebre assume em 2023 o desafio de encontrar um equilíbrio financeiro, combinando o esforço do Instituto com ações que geram receitas. Desta forma, passamos a oferecer nosso conhecimento em arte-educação, produção de eventos e difusão de conhecimentos para o público em geral.

Seguimos nossa jornada, promovendo a arte e educação cada vez com mais potência na comunidade bragantina.

Conheça mais sobre nossas iniciativas clicando nos links abaixo:

(não) GALERIA
Educativo Lebre
DOM Musical
//Paralela
QUINTAL DAS ARTES
C•O•R•P•O 18/19

_ _ _ _ _ _ _ _ _
SERVIÇO:
Rua Nicola Ortenzi 104 + 96 [as duas casas]
Taboão
Bragança Paulista

Abertos ao público:
_de terça a sexta das 14h às 18h
_sábados de eventos das 16h às 24h
_também em dias e horários com PROGRAMAÇÃO CULTURAL e com CURSOS
_também quando as janelas ou o portão de ferro estiverem abertos ;)

_ _ _ _ _ _ _ _ _
SALAS PARA ALUGUEL entre em contato conosco

EVENTOS NA LEBRE entre em contato conosco


 

As lebrinhas

HELENA Ribeiro Ruschel

equipe regular: gestora, curadora e coordenadora do educativo. 
É designer formada pela Escola Belas Artes, produtora e gestora cultural e jovem empreendedora. Depois de 10 anos exercendo design, voltou-se para o mundo da arte contemporânea. Começou pelo núcleo educativo da Bienal de SP, o qual integrou em 2007 e 2008. Na produção cultural, iniciou em 2009 trabalhos independentes como o OFF Paraty em Foco, a Galeria Às-SP, a galeria da Casa de Quem-SP e as Exposições do Café Suplicy-SP. Em 2010, junto ao Estudio Madalena, produziu o Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco - por 2 anos, a Expedição Fotográfica Rio Pinheiros e o I Encontro de Pensamento e Reflexão na Fotografia. Começou a frequentar Bragança Paulista em 2013 quando integrou a equipe de produção do Festival Arte Serrinha e passou a coordenar os processos educativos da Fazenda Serrinha. A partir de 2016 sua vida se mistura com a da Casa Lebre, criando, produzindo e desenvolvendo projetos que estimulam o pensamento, a criação e a experimentação. Helena é co-fundadora e, atualmente, é a vice-presidente do Instituto. Desde 2016, sob a curadoria, coordenação e produção de Helena,  já passaram pela Casa Lebre: 30 exposições de arte contemporânea, 41 apresentações musicais, mais de 300 artistas, entre artistas de Bragança Paulista e região e convidades de outros estados e até países.

ANDRÉ Mejitarian de Oliveira

equipe regular - gestor, administrador, produtor
É graduado em Engenharia Mecânica - Automação e Sistemas pela Universidade São Francisco e desde 2016 atua na área financeira de instituições que possuem propósitos de desenvolvimento ecológico, social e cultural. Em 2017, foi convidado para planejar e administrar a criação de uma Ecovila no bairro rural da Serrinha, em Bragança Paulista. Em 2018, entrou em contato com o setor cultural ao organizar a gestão financeira do Festival Arte Serrinha. Em 2019, foi convidado a compor o Instituto Lebre, que fomenta a cultura em Bragança Paulista. Também presta serviços para a Ceiba Consultoria, uma empresa de restauração florestal. Desde 2011, André também mantém com a família a Pranna Bioloja, um espaço simpático e acolhedor que comercializa produtos orgânicos. Atualmente André é o presidente do Institutito Lebre.

MARIA Fernanda Carmignotto

equipe regular: produtora cultural, co-curadora, co-coordenadora do educativo e arte educadora)
Educadora, pesquisadora, produtora cultural e colagista independente é graduada em História com especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP. Como produtora, agenciou grupos teatrais de São Paulo pelo interior [Cia Prosa dos Ventos e Grupo Caixa de Imagens] (2008-2010), trabalhou com formação de platéia pela Itinerante Cultural levando grupos a espetáculos de teatro, dança e exposições de artes visuais (2010-2018) e mediou apresentações artísticas do Circuito Cultural Paulista em parceria com o poder público de Bragança Paulista (2015). Foi coordenadora de produção da Ong Entrando em Cena por seis anos (2014 a 2020) e atuou em diferentes projetos incentivados por Leis de estímulo à cultura, como o Memórias Vivas (2013), Imagens Vivas Bragantinas (2014-2015), Rota das Artes (desde 2016), encontro C.O.R.P.O (2019-2023), Bastidores (2021) e Tyché (2021). Idealizou, junto a parceiros, o núcleo educativo da Fazenda Serrinha, o qual coordenou de 2013 a 2020. Também nos Festivais Arte Serrinha (2014 a 2018) realizou a produção das oficinas de arte para crianças e jovens na Água Comprida, bairro rural do município. Atualmente integra a equipe de dois espaços culturais independentes de Bragança Paulista: a Casa Lebre (desde 2020) e o espaço Edith Cultura (desde 2016), onde contribui ativamente para o desenvolvimento do setor cultural do município, promovendo ações de formação e convivência, ampliando acessos à arte em diferentes contextos e qualificando jovens para o trabalho no terceiro setor. Também ministra oficinas e cursos nas áreas de mediação cultural, arte educação e colagem. Desde sua primeira experiência profissional em 1999 (monitoria da exposição “Coração dos Outros, Saravá, Mário de Andrade! - Sesc Belenzinho/SP) tem se dedicado às artes e à educação. Há três anos participa do ateliê de Sofia Lemos, artista paulistana, onde tem produzido e pesquisado a arte da colagem. Em 2022, teve a sua primeira participação como curadora em uma exposição coletiva de colagem, na Casa Lebre, em Bragança Paulista. Também como curadora, em 2023, participou da exposição de arte têxtil “Poéticas do Percurso - mãos, linhas, versos e tempos”.

ISADORA Teixeira

equipe regular -  produtora cultural e comunicadora - social mídia.
Arte-educadora, agente e produtora cultural. Cursou circo, teatro e danças brasileiras no Instituto Entrando em Cena (IEEC) entre 2012 e 2015, quando passou a integrar a equipe de produção da instituição como estagiária. Tornou-se produtora técnica, produzindo espetáculos circenses, auxiliando em frentes diversas como o visagismo dos artistas, a concepção de ambiências, cenários, iluminação e sonorização, permanecendo no IEEC até o encerramento de suas atividades, em 2020. Fundou o grupo circense Trupe Du-arte e atuou como produtora durante 7 anos. Foi eleita no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bragança Paulista, ocupando a cadeira de Artes Cênicas, onde pôde contribuir com a aplicação da Lei Aldir Blanc no município, durante a pandemia. Participou de três edições do festival Essência Urbana (2018, 2019, 2021), produzindo artistas e oficinas. No Instituto Tomie Ohtake, cursou de forma remota o curso “Produção Cultural", através de seleção e premiação de bolsa integral (2021). Produziu a 20ª edição do Festival de Arte Serrinha, em 2022, com o tema BRASIS. Em 2020 ingressou no espaço cultural Casa Lebre, onde permanece desenvolvendo-se como produtora cultural, mesclando diferentes campos de interesse, como o acolhimento do público, disposição do espaço, comunicação e o planejamento de ações em rede.

 

HECTOR Dubard

equipe regular - montador e educador/mediador 
Hector é um montador de exposições de arte, mediador cultural, artista e estudante. Está na Lebre desde 2019 zelando pelo espaço, acolhendo o público e colaborando com a produção das exposições da Casa. Atualmente se aventura no universo das colagens, ilustrações manuais e escritas, trazendo personagens expressivos e frases provocativas. Encontrou na produção e montagem de exposições uma área de interesse a atuação comprometida.

 
 

Nossos colaboradores

 

AGRADECIMENTOS

Do Instituto Lebre: Nossa imenso agradecimento aos nossos doadores: Família Crisanto, Família Tasca, Familia Mejitarian, Família Cervera de Mello, Família Coelho.

Da idealizadora Helena Ribeiro Ruschel: “Obrigada Vovó, Mami, Tuk, Ceu, Ni, Cacá, Gustavo Picarelli, Giana Viscardi, Zezé Daidone, Kim, Fred e Paulinho. Todos vocês de alguma forma contribuíram para a Casa Lebre chegar em mim.”