top of page
26-11__martinzenorini-39.jpg

05

VIVER A COLAGEM
com Maria Fernanda Carmignotto
Novembro

Período: 08/10 - 26/11
Duração:
 8 encontros
(divididos em dois módulos de 4 encontros)
Datas: 
08, 15, 22 e 30 de Outubro e
5, 12, 19 e 26 de Novembro

Carga Horária: 16h
(dividido em 2 módulos de 8h)

noite quartas, das 19h às 21h

Sobre o curso


Serão 4 encontros onde será produzido colagens e narrativas autorais a partir de referências da história da arte, textos literários e exercícios que liberam a atenção e a criatividade.


das 19h às 21h, nas quartas-feiras 5, 12, 19 e 26 de Novembro



* Este curso só será viabilizado com o mínimo de 6 participantes, caso contrário o valor pago será integralmente devolvido até o dia do início do curso.

Sobre a colagem

 


A arte da colagem analógica acontece a partir da coleta de imagens que já estão no mundo, imagens que temos acesso e que nos interessa selecionar partes específicas, recortá-las, deslocá-las de seu lugar de origem, e com elas, compor novos mundos e narrativas. A matéria prima do colagista é múltipla e vasta: fotografias, selos, cartões postais, recortes de revistas, jornais, livros ilustrados, catálogos… até mesmo objetos de descarte, como embalagens, envelopes de cartas, papelão, papéis coloridos, etc podem ser usados numa colagem. A colagem é a arte da elaboração estética pela ressignificação de elementos, com forte expressão reflexiva e crítica. 

Sobre

Maria Fernanda Carmignotto

Natural de Bragança Paulista, 48 anos, inicia sua trajetória como agente cultural em 1999, como mediadora cultural na exposição “Coração dos Outros, Saravá Mário de Andrade” - SESC BELENZINHO (SP). Atua no interior como produtora cultural, educadora-mediadora e pesquisadora independente desde 2008. É formada em História com especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP. Como produtora, agenciou grupos teatrais, circulou com espetáculos pelo interior de SP e mediou apresentações artísticas em parceria com o poder público de Bragança Paulista. Com a Itinerante Cultural (2012 a 2015) realizou um trabalho de formação de plateia e ampliação de repertório artístico e cultural na região. Foi coordenadora de produção da Ong Entrando em Cena por seis anos (2014 a 2020) e participou da realização de projetos apoiados por Leis de Incentivo à Cultura, como o Memórias Vivas, Imagens Vivas Bragantinas (2013-2016) e encontro C.O.R.P.O (desde 2019), dentre outros. Idealizou, junto a parceiros, o núcleo educativo da Fazenda Serrinha, o qual coordenou de 2013 a 2020. Atualmente integra a equipe de dois espaços culturais: a Casa Lebre (2021) e o espaço Edith Cultura (2016), onde contribui ativamente para o desenvolvimento do setor cultural do município, promovendo ações de formação, difusão e convivência, qualificando jovens para o trabalho e ampliando acessos às artes em diferentes contextos. Também ministra cursos nas áreas de mediação cultural e arte educação. Desde 2022 participa como cocuradora das exposições de artes da Casa Lebre. Em 2023, realizou sua primeira intervenção artística como artista colagista, no projeto "Nós, rio", de Bella Tozini e desde então, segue praticando arte urbana. Durante os últimos 4 anos, participou do grupo de pesquisa em colagem sob orientação da artista Sofia Lemos.

  • Instagram
maria fernanda.jpg
INSCRIÇÕES ABERTAS

R$267

1 parcela mensal
PIX, cartão de débito e crédito

Este valor é aplicado caso:
• o pagamento seja realizado com até 20 dias de antecedência ao início do curso
• pessoas 60+ - pessoa LGBTQIA+; pessoa negra; ⁠indígenas, pessoas de comunidades remanescentes de quilombos e PCDs.
•apresentando cupom de desconto
[flyer de um de nossos parceiros]

*1 parcela mensal de R$ 290,00 em qualquer outra circunstância

+ infos

> Local 

> Faixa etária

> Materiais

> Desistência

> Sobre faltas

> Certificado

> Direitos
de imagem

> Disposição
dos valores
arrecadados

> A casa
e seus cuidados

> Acessibilidade
na Casa Lebre

Casa Lebre. R. Nicola Ortenzi 104, Taboão. Bragança Paulista SP

 


Os cursos na Casa Lebre são indicados para maiores de 16 anos. Os cursos de artes para crianças e jovens até 15 anos acontecem no Quintal das Artes.


A Casa Lebre oferece alguns materiais de uso comum, porém, são apenas materiais de apoio. O aluno é o único responsável pela guarda e cuidado do seu material nas dependências do Instituto Lebre.


A desistência da inscrição antes do início do período do curso, confere ao aluno o direito à restituição de 100% do valor pago.  Após o início das aulas, com os serviços à disposição do aluno, não haverá qualquer restituição de valores pagos.
 


No momento, a Casa não trabalha com reposição de aulas em caso de faltas. Entretanto, caso o educador possua material em PDF com o conteúdo teórico perdido pelo aluno no dia de sua ausência, podemos disponibilizar . Em casos de ausência do professor, por motivos de força maior, a aula será remarcada.


A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionado à solicitação do aluno.


Está previsto que você autoriza o uso de suas imagens, assim como reprodução, transcrição e utilização de falas captadas durante a oficina, gratuitamente, para as ações de comunicação e divulgação relacionadas ao evento, e outras ações da Casa Lebre, sem limitação de quantidade ou tempo de utilização. E, autoriza que as eventuais criações da sua atividade, poderão ser utilizadas pela Casa Lebre segundo seus próprios critérios, em todos os tipos de mídia, sempre respeitando os devidos créditos.


Além do aluno ter a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos com os conteúdos dos cursos, também está  colaborando diretamente com a arte, cultura e educação da sua cidade. Este valor é utilizado para ajudar a financiar o educador, a estrutura do espaço da Casa Lebre, a equipe e a programação cultural.


Contamos com a colaboração de todos para manter a Lebre sempre cuidada. Os espaços das atividades são de atenção compartilhada, assim, pedimos para que sempre os mantenham organizados. Quando utilizar material, por favor, após uso devolvê-lo onde os encontrou.


A Casa Lebre tem sofrido mudanças regulares ao longo do tempo, buscando adequar-se para receber bem todes os públicos.  Entretanto, ainda não é um espaço 100% acessível a cadeirantes, estes precisando ainda de apoio de terceiros para se locomover pelas dependências da Casa. 

 

Ao se inscrever no curso você confirma estar de acordo com as informações acima.

© 2020 Casa Lebre. Todos os direitos reservados.

bottom of page