Em 2023, a Mostra Paralela trata do tema do feminino, com foco na artista mulher que nasce, vive e produz no interior, afastada dos grandes centros de produção cultural.

A Paralela é uma Mostra de Arte Contemporânea realizada pela Casa Lebre, com programação cultural aberta a todos os públicos, que acontece desde 2017 na cidade de Bragança Paulista. A Mostra abriga exposições de artes visuais, ateliês de artes, caminhadas guiadas pelas ruas da cidade, o lançamento de um livro infantil, bate-papo com artistas, pocket show e performance. A maior parte dos eventos se concentra em dois grandes núcleos: espaços abertos (lambe-lambe, azulejos e mural nos espaços públicos da cidade) e na Casa Lebre (exposições, lançamento de livro, bate-papo e ateliês). Este ano, em parceria com a Fazenda Serrinha e o Festival de Arte Serrinha, a performance se dará em terras rurais, na Fazenda.

Em 2023, Helena Ruschel, idealizadora da Mostra, divide a curadoria com a artista e produtora cultural Ana Roberta Lima, juntas elas propõem ao público, através da arte contemporânea, novas reflexões sobre o tema do feminino. Para este projeto seis artistas convidadas - mulheres e bragantinas - apresentam obras que irão ocupar a Casa Lebre e as ruas de nossa cidade durante os meses de julho e agosto. 

Esta edição pretende provocar reflexões no público acerca da força da mulher e da história feminina que nos antecede. Artistas mulheres, unidas pelo fio invisível do feminino, carregam, ainda nos dias atuais, as consequências de viverem em um mundo dominado pela cultura do patriarcado. Ações como esta contribuem para provocar outros caminhos de compreensão sobre os papéis atribuídos e construídos pela e para as mulheres do interior. 

Irão participar da mostra as artistas bragantinas: Ana Roberta Lima, Ana Terra, Bia Raposo, Marina Tasca, Marcia Corazzi e Zeza Duarte, a artista gaúcha, residente em Piracaia Carolina Sudati a.k.a Translucida Bruta, a escritora paulista Vana Campos e as músicas mineiras Fernanda Takai (vocalista da banda Pato Fu) e Camila Lordy. Este ano também teremos encontros semanais entre artistas, educadores e o público em formato de caminhadas e ateliês. No decorrer da mostra, o Núcleo Educativo da Casa Lebre irá propor saídas agendadas às quartas-feiras, estas caminhadas partem da Casa Lebre em direção a Delegacia da Mulher, passando pelas exposições e instalações da Paralela. Especialmente este ano, com apoio da Arte Serrinha e da Fazenda Serrinha, teremos dois eventos muito especiais: o lançamento do livro infantil "Um ponto tantos pontos", obra de Vana Campos realizado em parceria com a música Fernanda Takai, seguido por um bate-papo com as autoras e pocket show na Casa Lebre; e, em terras rurais, no meio do pasto, a performance "Ex-Babilônias: prólogo de um plantio" de Carol Sudati a.k.a Translucida Bruta.

A Mostra Paralela tem ampliado repertórios artísticos e culturais dos públicos por meio de uma programação atual, diversa e gratuita. Tem favorecido momentos de encontros e convivência além de aproximar espectadores das novas perspectivas artísticas da contemporaneidade.  A Paralela é mais uma ação da Casa Lebre, instituição que realiza um trabalho contínuo e essencial de formação e pesquisa para artistas, visitantes e estudantes de Bragança Paulista e região. 

 
 

PROGRAMAÇÃO

* * *
01 JUL 19H
abertura com:
Artistas da //Paralela

Comidinhas + Bar: BemDitaSemente
Festa: DJ Check


* * *
08 JUL 17H
lançamento livro + bate-papo + pocket show
com:
Fernanda Takai
Vana Campos
Camila Lordy
Suzana Rievers
Comidinhas + Bar: BemDitaSemente
Festa: DJ Dalps



* * *
15 JUL 10H > 12H
ateliê artista // Ana Terra
22 JUL 10H > 12H
ateliê artista // Marcia Corazzi
29 JUL 10H > 12H
ateliê artista // Zeza Duarte

* * *
12JUL 15H > 17H
19 JUL 15H > 17H
26 JUL 15H > 17H
práticas educativo lebre (ateliê e caminhadas)

* * *
29 JUL 17H
performance com:
T
ranslucida Bruta
na Fazenda Serrinha

* * *
05 AGO 19H
bate-papo com:
Artistas e curadores da //Paralela

Ana Roberta Lima
Marcia Corazzi
Bia Raposo
Ana Terra
Marina Tasca
Zeza Duarte
Translucida Bruta a.k.a Carol Sudati
Helena R Ruschel

 

ARTISTAS E CONVIDADOS MOSTRA [exposições, murais e ocupações]

ANA TERRA [expo Não GALERIA + ateliê + bate-papo CASA LEBRE]

Ana Terra transcende tudo o que já não cabe mais dentro de Ariane Paiva, em arte. As raízes são concepções do seu ser, os galhos e flores, propagam o que se é, para o mundo: Terrena, porém em expansão.

* * *

>> expo na Casa Lebre
>> ateliê dia 15 JUL 10H > 12H
>> bate-papo 05 AGO

 

MARINA TASCA [R. 13 de Maio > Lambe-lambe gigante + bate-papo CASA LEBRE]

Marina Tasca é de Bragança Paulista, vive e trabalha em Basel, Suíça. Marina é artista visual e ilustradora e desenvolve seu trabalho principalmente por meio da linguagem do desenho. É mestra em Ilustração pela Universidade de Artes de Londres - UAL (2022) e graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018). Colabora com as galerias GAL Arte & Pesquisa (Belo Horizonte - MG, Brasil) e Made in Arts London (Londres, Reino Unido). Desde 2015, participa constantemente de exposições e projetos em instituições de arte e espaços independentes, entre elas as exposições coletivas Xhibit e The Verdant Collection (Londres, Reino Unido, 2022); a exposição em parceria com o artista Alex Silber, OFF OPERATION (Basel, Suiça, 2021) e as exposições individuais Desenhos (Bragança Paulista, 2020) e Dentro Onde Eu Não Caibo (Belo Horizonte, 2019).

hello.marinatasca@gmail.com
@desenhodamarina

* * *

>> expo na Casa Lebre
>. expo ruas
>> bate-papo 05 AGO

ANA ROBERTA LIMA [expo Não GALERIA + ateliê + bate-papo CASA LEBRE]

Ana Roberta Lima é artista visual com foco na pintura, desenho e aquarela. Aprimorou sua pesquisa em pintura com cursos livres no Instituto Tomie Ohtake, Mam, Mube e Panamericana de Artes, todos em São Paulo. Foi aluna de Historia da Arte do mestre Rodrigo Naves. Integrou grupos de estudos em Pintura, com Bruno Dunley, Rodrigo Bivar, Roberta Tassinari e Carol Paz. Em 2017, inaugurou o espaço cultural Índigo Arte em Bragança Paulista. Participou de exposições individuais e coletivas. Também faz parte do coletivo 1MULHERporM2.

* * *

>> expo na Casa Lebre
>> bate-papo 05 AGO

 

BIA RAPOSO [MURAL DELEGACIA DA MULHER + bate-papo CASA LEBRE]

Bia Raposo atua na cena cultural da região bragantina como artista visual, curadora independente e provocadora urbana há mais de 20 anos. Em seus trabalhos autorais explora as técnicas do lambe-lambe, desenho, assemblages, colagens, pintura em tela e em muros. Participa de mostras coletivas desde 2004, realizou duas exposições individuais em Bragança Paulista e em 2019, por meio de um Proac Prêmio de exposições inéditas, apresentou a sua pesquisa “Desespero Tropical”. A artista recebeu o primeiro prêmio da Bienal Oswaldo Goeldi de Taubaté em 2022, com sua obra “16 Semanas no Calendário Pandêmico”. Sua última mostra aconteceu na Fazenda Serrinha, onde apresentou sua pesquisa “palavra pintura, diário não ortográfico”. Já teve seus trabalhos expostos no Uruguai, Portugal, São Paulo e cidades do interior paulista e é possível encontrar suas intervenções urbanas espalhadas pelos estados do Maranhão, do Pará, da Bahia e Minas Gerais. É integrante e diretora artística do coletivo Edith Cultura, desde sua formação em 2004. Formada em Artes Visuais e especialista em Arte Educação, propõe uma aproximação na relação entre arte e vida para jovens dentro das escolas e fora delas, instigando a fruição da arte contemporânea pelo interior do Estado de São Paulo. É co-criadora e professora do curso Arte como Instrumento de Trabalho na Assistência Social pelo NECA, além de ser docente na área de arte em diversas instituições de ensino de Bragança Paulista.

* * *

>> expo na Casa Lebre
>> expo ruas
>> bate-papo 05 AGO

MARCIA CORAZZI [expo Não GALERIA + ateliê + bate-papo CASA LEBRE]

Artista formada em 1975. Desenvolve a pintura a óleo. Cria movida pela emoção e completa entrega no momento da realização de cada obra. A artista busca inspiração nos grandes mestres da pintura e na natureza, sempre procurando trabalhar os infinitos tons que ela oferece. 

* * *

>> expo na Casa Lebre
>> ateliê dia 22 JUL 10H > 12H
>> bate-papo 05 AGO

 

ZEZA DUARTE [expo Não GALERIA + bate-papo CASA LEBRE]

Sou Zezé Duarte, desde criança amava desenhar, colorir e criar brinquedos . Sou formada em Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina em São Paulo e também frequentei diversos cursos livres . Me expresso em vários suportes diferentes: tela , aquarela, porcelana e azulejo, madeira, murais… Amo transportar com pinceladas tudo que me toca o olhar e a alma.

* * *

>> expo na Casa Lebre
>> expo ruas
>> ateliê dia 29 JUL 10H > 12H
>> bate-papo 05 AGO

 

ARTISTAS E CONVIDADOS LANÇAMENTO LIVRO [“Um ponto tantos pontos” com bate papo e pocket show]

VANA CAMPOS [lançamento do livro + bate-papo UM PONTO TANTOS PONTOS na CASA LEBRE]

Nascida em São Paulo em 1976 e criada entre as montanhas do sul de Minas, passou a vida entre a arte e a cultura paulistana e o contato real com a natureza. Filha de editores de livros de arte, desenvolveu desde cedo o gosto pela literatura, arte, fotografia e a técnica da impressão. Formada em psicologia em 2000, tem mais de vinte anos de experiência clínica mais voltada à criança e ao adolescente. Aprendeu a transformar a escuta em histórias, desenhos, pinceladas e livros. Escreve desde criança, mas começou a publicar com 30 anos. Seu primeiro livro ganhou em primeiro lugar o concurso de literatura de Recife. Têm 15 livros publicados e parcerias muito bacanas como: Jorge Mautner, Edith Derdyk, Fernanda Takai, Daniel Kondo, Raquel Matsushita, entre outros. Gosta de escrever sobre a filosofia poética e desenvolver um diálogo sobre as sutilezas! Mora em Taubaté, e têm dois filhos.

* * *

>> lançamento do livro na Casa Lebre 08 JUL
>> bate-papo 08 JUL

GARANTA SEU LUGAR!

 

FERNANDA TAKAI [lançamento do livro + bate-papo + pocket show UM PONTO TANTOS PONTOS na CASA LEBRE]

Fernanda Barbosa Takai (Serra do Navio, 25 de agosto de 1971) é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Embora ainda vocalista da banda Pato Fu, Fernanda lançou-se em 2007 uma carreira solo com boa repercussão, chegando a gravar um disco em parceria com o ex-guitarrista do The Police, Andy Summers, em 2012. Além de cantar, Fernanda toca guitarra, violão e compõe para o Pato Fu. Fernanda também já lançou alguns livros, entre eles UM PONTO TANTOS PONTOS com Vana Campos, que será lançado na Casa Lebre durante a // Paralela em julho.

* * *

>> lançamento do livro na Casa Lebre 08 JUL
>> bate-papo 08 JUL
>> pocket show 08 JUL

GARANTA SEU LUGAR!

 

CAMILA LORDY [pocket show UM PONTO TANTOS PONTOS na CASA LEBRE]

Camila Lordy é pianista e compositora e, atualmente, mestranda na linha de pesquisa em História Social da Cultura pela UNESP. Leciona na Escola de Música do Parque Ibirapuera desde 2008. Como instrumentista participou de trabalhos com Fernanda Takai, Banda PatoFu, Banda Glória, Vanessa Bumagny, Lú Lopes, Thiago Pethit, Marina Wisnik, Junio Barreto, Simone Sou , Teatro da Vertigem entre outros.

Como compositora, fez a trilha original para o Telefilme “A Musa Impassível”, executou trilha ao vivo na IV Jornada Brasileira de Cinema Silencioso.

Em 2021, lançou o trabalho autoral “Som Protagonista, contos e lendas do mundo”, disponibilizado no site da autora www.camilalordy.com e o álbum “Som Protagonista”, com as composições feitas para as narrativas. O clip para a composição “Aum” ganhou o prêmio Respirarte da FUNARTE.

* * *

>> pocket show 08 JUL

GARANTA SEU LUGAR!

 

ARTISTA PERFORMANCE

 

Carol Sudati a.k.a TRANSLÚCIDA BRUTA
[performance na Fazenda Serrinha]

Atua na relação entre corpo e dispositivos vestíveis, transpondo limitações em expansões. As criações sucessivas de devires femininos dos seus projetos manifestam temas como a intensidade da mulher, os colapsos e a reconexão com o ritmo e meio natural. Cria, junto a artistas associados, performances-instalações, videoperformances e roupas-objeto investigando parâmetros que incluem práticas de transe e ampliação de consciência. Compartilha desde 2011 a sua investigação através de laboratórios com pessoas de corpos e idades diversas. Está cada vez mais interessada no diálogo com as ecologias invisíveis e os estudos de transe como expansão da consciência.

* * *

>> performance na Fazenda Serrinha 30 JUL
>> bate-papo 05 JUL

 
 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 
 

//PARALELA 2022
de 02/07/22 até 21/08/22

Para esta edição, que contempla diversos segmentos artísticos - pintura, street art, instalação e performance - a curadoria convida os artistas, os educadores e o público para mergulharem no tema  "Eu, tu todxs".  A temática, que aborda o espaço público e urbano como espaço de potência para uma educação coletiva, horizontal e democrática, será o ponto de partida da mostra. Por fim, quando a Mostra acaba, a //Paralela deixa marcas nos espaços públicos onde atuou. As intervenções artísticas só irão se apagar ao sabor do tempo e, enquanto estão lá, continuam exercendo esta aproximação entre os habitantes, a arte e a cidade.

Programação
.::. Erica TESSAROLO - video performance .::. ateliê Lebre
.::. Camila ALVITE - pintura .::. (não) galeria Lebre
.::. VANTEES - lambe-lambe .::. corredor Lebre
.::. Alexandre BERALDO - mural
.::. Soberana ZIZA - mural
.::. VANTEES - lambe-lambe
.::. JULIANA Bueno .::. Contação de história
.::. Zé da Gente .::. apresentação musical

 
 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 
 

//PARALELA 2021
de 10/07/21 até 09/10/21

Em 2021, artistas, mediadores culturais e os públicos mergulham juntos no tema "Êxodo. O caminho de volta". A temática, que aborda a fuga das grandes cidades e o impacto desse movimento migratório no modo de ver e viver o mundo, será o ponto de partida para a criação livre de obras que irão compor a Mostra e as vivências propostas.
Apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista

Programação:
André MOGLE .::. mural Feirinha de artesanato
Simone Siss .::. mural Feirinha de artesanato
Laura Gorski .::. Fotografia em Outdoor
Matias ESPACIAL .::. mural Bradispel Taboão
André Almeida .::. mural Feirinha de artesanato 

Davis Xavier .::. mural Feirinha de artesanato

Jussara Reis + Charles Paixão .::. mural Feirinha de artesanato

TIffany Pavani .::. mural Feirinha de artesanato

Marta Vaz .::. mural Feirinha de artesanato


Jussara Reis .::. contação de histórias Feirinha de artesanato
Lalo de Almeida .::. fotografia
 na [não] Galeria
Moara .::. lambe-lambe
 na [não] Galeria
Marta Vaz .::. esculturas na jardim
Viviane Soutom .::. não performance
Isadora Viva

 .::. apresentação musical
Mano Tanque

 .::. apresentação musical
Meno Del Picchia .::. apresentação musical

 
 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

//PARALELA 2020

NÃO ACONTECEU DEVIDO AO CONVID-19

 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 
 

//PARALELA 2019

Tema: "Olho no Olho"
Realizou exposições, Performances Artísticas, Atividades lúdicas para crianças em espaços públicos e atividades de formação para alunos de Escolas Públicas, com artista convidado, de outras cidades do país e também internacionais.

Programação:
Claudio Edinger - Fotografia
Marina Tasca - Desenhos
Ilana Bar - Fotografias
Paulo Fehlauer - Instalação
Camille Emma Bonnenfant - performance e vídeos
André Mogle - gafitti e pintura ao vivo
Vana Campos - poema
Cybelle Young Sereia - lambe-lambe e oficina na Escola Estadual Paulo Silva Thaissa Gömöry - Performance
Rita de Cássia Bulgarelli - contação de histórias
Fernanda Campos - contação de histórias
Embatucadores - São Paulo capital / Performance musical
Samboré Trio - Sorocaba-SP / música: Samba-Jazz
Rafael Miranda - Oficina Olhos de Deus

 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 
 

//PARALELA 2018

Tema: "Quem somos nós?"
Realizou um circuito de exposições pela cidade, além de um show de jazz gratuito, com artistas locais, de outras cidades do país e também internacionais.

Programação:
Bia Raposo - Desenho/Grafitti
Fabio Delduque - Técnicas diversas
Luisa Dörr - Fotografia
Ana Robertta Lima - Pintura
Tatiana Clauzet - Pintura (impressas em lona)
Matias Picón - Desenho/Grafitti (Uruguai)
Lucas Dias Leite - Poesia
André Cunha - Fotografia
Juliana Mariotto - Desenho
Iatã Cannabrava - Fotografia
Coletivo Roda de Fios - Performances e Intervenções com fios Flavio Iannuzzi Trio - Show de Jazz

 

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 
 

//PARALELA 2017

Tema: “De quem é essa terra?”
Realizou um circuito de exposições pela cidade com artistas convidados de Bragança e da capital paulista.

Programação:
Alberto Oliveira - Arte impressa em lona Dan Lima - Desenho
Filipe Berndt - Fotografia
Gui Mohallen - Fotografia
Julia Bac - Poesia
Nilson Sato - Pinturas
Penna Prearo - Fotografia
Vivian Kass - Instalação
Diego Lajst - Fotografia
Marcelo Delduque - Fotografia
Manu Romeiro - Intervenções em fotografia Luana Geiger - Desenho
André Almeida - Desenho
Marina Salles - Desenho

+ MAIS SOBRE A //PARALELA 2017